domingo, 22 de fevereiro de 2009

O que é Psico-oncologia


O que é Psico-oncologia?

A Psico-Oncologia, é uma ciência com especialidade dentro da Psicologia da Saúde, que trabalha especificamente as reações emocionais da doença do câncer e tratamentos relacionados. O câncer provoca diferentes reações emocionais nos pacientes e em seus familiares, que poderão sentir-se nervosos, inseguros, angustiados, com medo ou tristes. São reações comuns e até esperadas, que podem ser atenuadas por profissionais preparados para lidar com estas questões.

Pode ainda ter um caráter preventivo, observando as crenças frente à doença e tratamento para cada indivíduo, avaliando se estas estão interferindo em seus sentimentos e comportamentos. Quanto mais precoce ocorrer a intervenção psicológica, menor a possibilidade de agravamento e maiores as expectativas de recuperação psíquica dos pacientes e familiares, havendo uma diminuição no sofrimento relacionado à doença e tratamento.

O que o Psico-oncologista faz?

O Psico-oncologista, oferece uma série de benefícios ao paciente com recente descoberta de sua doença, já que um quadro de estresse exacerbado e por tempo prolongado pode interferir de maneira negativa no tratamento da doença. Assim sendo, uma intervenção psicológica primária auxilia o paciente na aquisição de comportamentos facilitadores no enfrentamento desta doença, como baixos níveis de ansiedade e estresse, administração de situações que podem desencadear quadros depressivos e manejo de situações limite com pacientes, familiares e/ou cuidadores e amigos.

Saber como o paciente reage a situações de estresse é importante para auxiliá-lo no manejo do estresse referente à sua doença e ao tratamento médico necessário, com suas técnicas evasivas e com as sérias implicações colaterais dos mesmos. Como alguns exames médicos e mesmo tratamentos são considerados muito dolorosos e evasivos, existem pacientes que preferem à doença à do tratamento. Para tanto, é possível ajudar o paciente a criar um repertório adequado para lidar com o estresse e a ansiedade, porém sempre deixando claro ao paciente que estas respostas nunca serão de todo extintas, pois voltas ao hospital ainda farão parte da vida desta pessoa, os que fazem com que o medo e a ansiedade não sejam extintos.

Portanto, o psico-oncologista pode estar atuando também com familiares, ajudando-os junto a seus medos e angústias, auxiliando na compreensão do adoecer e suas conseqüências; dando suporte àquele membro que acaba sendo eleito como cuidador principal, e que em alguns casos também é quem dá suporte aos demais membros da família e também fornecendo informações várias sobre os diferentes momentos da doença e seu tratamento.

links para o assunto:
www.abcancer.org.br
www.nacc.org.br
www.oncoguia.com.br
www.napacan.org.br
www.abrale.org.br
www.inca.gov.br
www.clinionco.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário