segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A Importância da Respiração


A Importância da respiração na prática de Yoga e na vida cotidiana

Texto preparado por Hélder Lima

O Yoga é um sistema prático e filosófico que visa o autoconhecimento, é de origem Indiana, é milenar e atemporal. Seus princípios e ensinamentos essenciais são descritos nos Yoga Sutras de Patanjali, que é um tratado de aproximadamente dois mil anos que estruturou o conhecimento yogue como parte do sistema tradicional Hindu chamado darshanas. Os darshanas são baseados nos vedas que são as escrituras mais antigas da Índia e representam a maior autoridade sábia até então, compilados na forma de hinos os Vedas são considerados a própria voz da Transcendência ouvida por sábios que estavam em meditação. De qualidade auto-educativa o Yoga propõe uma disciplina simples prática e profunda que interage com a vida diária buscando desenvolver o potencial humano da felicidade seja física, psíquica ou espiritual. A palavra Yoga significa UNIÃO, assim a essência do Yoga é a qualidade da interação com os elementos que nos cercam e que constituem nossas experiências como seres humanos. A sabedoria yogue é exaltada pela universalidade de seus ensinamentos, seus valores acessíveis e adaptados a cada pessoa envolvem desde a ética e exercícios especificados por um professor, até a meditação sincera e verdadeira. A ética do Yoga nos sensibiliza para a espiritualidade, desperta o valor do discernimento e torna a nossa ação provida de responsabilidade. (...)

http://www.claraluz.pro.br/index.php?pg=pages&id=60

Cuidados Paliativos e Terapias Integrativas: Uma União Perfeita




Cuidados Paliativos são os cuidados totais e ativos aos pacientes que apresentam sintomas desagradáveis de difícil controle, tais como dor e outros sintomas físicos, psicológicos, sociais e espirituais. Oferece um sistema de suporte para ajudar a família a enfrentar a doença, assim como o cuidado ao cuidador.
O objetivo é oferecer a melhor qualidade de vida possível aos pacientes e seus familiares.A equipe de cuidados paliativos é multiprofissional e deve ser minimamente composta de médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social, podendo ter nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psiquiatra, dentre outros.

A proposta das Terapias Integrativas, dentro dos Cuidados Paliativos é de promoção da Qualidade de Vida daquele paciente, de forma a dirimir quadros álgicos promovendo um melhor bem estar ao paciente melhorando sua qualidade de vida. As técnicas de Terapias Integrativas traz essa possibilidade já que no caso dos pacientes em CP elas não apresenta fins curativos mas apenas o suporte básico que é cuidar, o proteger, consolar... O "ouvir" o paciente durante esse processo de re-significação é muito importante, é mostrar a ele, através das técnicas utilizadas, a necessidade dessa transformação ainda em vida, é fazê-lo agente de sua cura, algumas vezes não física mas, mostrar-lhes a necessidade desse entendimento durante o processo do adoecer/curar-se. O mais importante é que, nesse momento, o paciente e sua família criem forças para a luta, por mais árdua que seja, procurando interagir entre si, conhecendo seus medos e limitações, tornando-se agentes desse processo de transformação.

Algumas terapias importantes nesse processo facilitam o auto-conhecimento, a liberação de catarse, a diminuição da dor, da ansiedade, a energização do paciente, a melhora da qualidade de vida do Ser: Reiki, Terapia Floral, Aromaterapia, Arte-terapia, Auriculoterapia, Acupuntura, entre outras.

8 de Outubro, Dia Internacional dos Cuidados Paliativos