quarta-feira, 4 de março de 2009

Chacras


Em sânscrito, Chakra significa "Roda". Para Genevieve Paulson “os chacras são vórtices através dos quais circula a energia tanto dentro como fora do corpo”. Ou seja, são pontos chave de entrada e saída de energia. Geralmente ouvimos falar de sete chacras, mas estes são apenas os principais pois existem vários em nosso corpo. Segundo alguns textos sobre o assunto os ponto usado na acupuntura ou na acupressão, são um pequeno chacra. Segundo as escolas orientais são mais de 88.000 e encontram-se interligados através dos vários canais de energia chamados nádis. Entre estes canais ou nádis, temos Sushuma, Ida e Pingala (três dos mais importantes) e os chamados meridianos. Esses vórtices de energia, ou chacras, enviam energia para os meridianos que por sua vez a direcionam às glândulas e orgãos do corpo. Essa estrutura energética situa-se no corpo etérico e não no físico (denso). O corpo etérico é uma réplica energética do corpo físico.


O primeiro chacra é o básico, ou muladhara em sânscrito, situa-se na zona do cóccix, entre os orgãos sexuais e o ânus. A cor correspondente é o vermelho-alaranjado brilhante, o elemento é a terra, está ligado às glândulas supra-renais e à assimilação do olfacto, e é representado por uma flor de 4 pétalas.

O segundo é o chacra sexual, ou swadisthana em sânscrito, situado acima da 1ª lombar, abaixo do umbigo. A cor correspondente é o vermelho, o elemento é água, está ligado aos ovários ou testículos e ao paladar, é representado por uma flor de 6 pétalas.

O terceiro chacra é o plexo solar, ou nabhi, situado acima da 7ª torácica. A cor correspondente é o amarelo, está ligado ao pâncreas e à manifestação, e é representado por uma flor de 24 pétalas.No entanto, muitos autores consideram o terceiro chacra (ou segundo quando não consideram o chacra sexual) como um outro mais abaixo, o chacra umbilical, ou manipura, localizado na zona do umbigo. Representado por uma flor de 10 pétalas, pela cor laranja, elemento fogo, ligado ao baço, à visão e às emoções.

O quarto chacra é o cardíaco, ou anahata, localizado no centro do peito, acima da 5ª torácica, representado pela cor verde e por uma flor de 12 pétalas. O seu elemento é o ar e está ligado ao toque e tacto, ao timo e à empatia.

O quinto chacra é o da garganta, ou vishuddha, localizado acima da 3ª cervical, no centro da garganta. A cor correspondente é o azul prateado, o elemento é o eter, está ligado ao som, à tiróide e à comunicação duma forma geral. É representado por uma flor de 16 pétalas.

O sexto chacra é o do 3º olho ou da terceira visão, o ajna, localizado acima da 2ª cervical, entre as sobrancelhas, representado pelo azul escuro. O elemento é a mente e está ligado à cognição, à glândula pituitária e às capacidades extra-sensoriais. É representado por uma flor de 96 pétalas.

O sétimo chacra é o chacra da coroa ou coronário, o sahasrara, localizado no alto da cabeça. As cores correspondentes são o branco (central) e o dourado (externo) e é representado por uma flor de 12 pétalas centrais e 960 externas. O seu elemento é o espírito e está ligado à fala, à glândula pineal e ao mundo espiritual. Existe ainda um outro chacra a que se dá muita importância, o chacra do 5º olho, localizado no centro da testa, também ligado à glândula pituitária. Este chacra é representado por uma flor de 16 pétalas, pelas cores do arco íris, brilhantes, e está directamente ligado ao acesso aos registos akáshicos. Cada chacra tem também associado um som-raíz (bija-mantra) e um mantra (palavra, frase ou outro conjunto de sílabas com uma certa carga energética, por assim dizer).


Links para o assunto: